Há quem diga que Trancoso é o vilarejo de praia mais encantador do Brasil. E a fonte desse encanto não é outra, claro, que não o Quadrado - o descampado no alto da falésia onde os jesuítas construíram uma igrejinha há quatro séculos, e em cujas laterais apareceram duas fileiras de casebres que hoje estão pintados em cores vivas.

O Quadrado transpira poesia: o povo que passa, as árvores frondosas, os animais soltos e as placas que contam as histórias de cada casa, é singular. Nas casinhas simples e coloridas do Quadrado, hoje há bares, restaurantes, pousadas cheias de estilo e charme, lojinhas de artesanatos e boutiques de grifes famosas. É o lugar de encontro noturno de todos que estão na vila.

Praia dos Coqueiros
A praia mais próxima ao Quadrado é a Praia dos Coqueiros.
Chega-se a ela descendo pelo caminho que está ao lado direito da igreja de Trancoso.
Praia de águas calmas cercada de recifes.
Nela encontram-se cabanas que servem ótimos quitutes da cozinha baiana.

Praia dos Nativos
A praia dos Nativos está localizada em frente a Trancoso, do lado norte da barra do rio Trancoso. Logo perto da barra localizam-se cabanas de praia onde se servem comidas típicas da Bahia, aperitivos e bebidas.
Ao longo desta praia encontram-se também algumas das melhores pousadas.

Praia de Itapororoca

A praia de Itapororoca, fica ao sul de Trancoso. Na maré baixa as piscinas naturais, formadas pelo recife, são uma ótima atração.

Praia do Rio Verde

Situada entre a praia dos Coqueiros e a de Itapororoca, nela se encontram algumas ótimas barracas de praia. Atrás da praia se encontra a lagoa do Rio Verde onde pode-se tomar um gostoso banho de água doce,

izabeleejulio-icon